segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Descobrindo o rio Nilo



Hoje nosso destino é o rio Nilo na parte sul do Egito e essa é com certeza uma viagem que ninguém pode deixar de fazer. Nosso roteiro foi Londres – Luxor de avião.
Chegando em Luxor, você é pego no aeroporto e levado ao barco onde vai viajar de Luxor até Abu Simbel pelo rio Nilo.

Dentro do barco as cabines são extremamente confortáveis, com deck, onde você  pode tomar sol, relaxar, tomar drinks, nadar na piscina, ou simplesmente namorar vendo o maravilhoso por do sol no Nilo. Também tem a opção de fazer massagens a bordo.
                                             
A viagem começa visitando templos e lugares históricos como o Vale dos Reis, onde encontram-se enterrados centenas de faraós, o templo de Esna, de Edfu, Kom Ombo, e entre eles os que se destacam mais são: o templo Karnak, templo de Philae ou templo do amor e Abu Simbel.
O templo de Karnak foi mudado e redecorado durante 1.500 anos, isso mesmo, e lá é um dos únicos templos onde as pessoas ainda podem encontrar as cores originais da época , e durante a ascensão do império Theban, o templo de Karnak era considerado o templo mais importante do Egito. Ele tambem pode ser visitado a noite quanto acontece um show de luzes que revela todo o misterio do templo.  
       
O templo Philae, meu favorito, é mais conhecido como o templo do amor pois turistas de todo o mundo dizem sentir uma energia muito boa e positiva quando vão ao templo que se localiza na cidade de Aswan. O templo do amor é sem duvida nenhuma o templo que todos devem visitar.

Abu Simbel se localiza 280 km ao sul de Aswan, e os templos foram construídos pelo faraó Ramsés II, e estavam ameaçados a serem submersos pelo lago Nasser.  Um dos templos foi construído para mostrar a grandiosidade do farao, e o outro templo foi construído para sua rainha Nefertari. Foi então que em 1960 a UNESCO decidiu cortar os templos em mais de 2.000 blocos, e transferi-los 210 metros da água, e hoje todos nós temos o privilegio de poder visitar esses maravilhosos templos.
É bom lembrar que tem que levar sapatos confortáveis, pois só tem areia, como sandálias rasteiras e sapatilhas (confira o post das meninas do VFN aqui para dicas ótimas de sapatilhas), você não quer ser surpreendida com seu salto sendo coberto por muita areia. É bom também ressaltar que o Egito é um pais onde a maioria da população é muçulmana, e não é legal usar muito decote ou saias curtas, em sinal de respeito. Porém pode abusar dos maxi dresses, e saias, lenços coloridos e étnicos que estão super na moda, bem como cores claras se você for no verão.  
 Mas nem pense em fazer compras, pois lá você vai no maximo comprar especiarias, e souvenires egípcios, não tem nenhum shopping no caminho.
  
Uma dica: evite de levar suas bolsas super fashion e com detalhes chamativos, pois esses itens chamam muito a atenção e ninguém quer correr o risco de ser assaltado.Ao contrário do que muitos pensam no Egito não é verão o ano inteiro, portanto, se você for pra lá no inverno leve um casaquinho, e calças pra não ser pega desprevenida, pois de dia até faz calor (média de 20 graus Celsius), mas de noite a temperatura pode cair pra 5 graus Celsius. De dia venta bastante, então não sentimos a pele queimar. Leve protetor solar, chapéus, e óculos de sol também pra se proteger do sol forte.
              
Além de visitar os templos também vale a pena fazer o passeio de camelo, pra ter contato com a cultura local, o passeio de barco à ilha Elefantina, o passeio de balão. Também tem a opção de pegar um vôo até Cairo para visitar as pirâmides.
               
E pra terminar, pra descansar da viagem, é muito legal pegar uns 2 dias no hotel boutique Al Moudira, onde os quartos são decorados com móveis antigos, tapetes persas, e almofadas étnicas de seda.
 Nós ficamos no quarto Deluxe, e usamos e abusamos dos serviços de SPA e massagens oferecidos pelo hotel. O Al Moudira tem quatro restaurantes e bares temáticos onde são servidos pratos que são uma mistura da cozinha Mediterrânea e Árabe.
 Essa viagem vale a pena pra tirar muitas fotos, namorar bastante, curtir muito, e também aprender mais sobre uma cultura riquíssima. Existem varias opções de cruzeiros, e se você quiser uma indicação, escreve pra gente.


XOXO R. & E.

5 comentários:

  1. As fotos sao maravilhosas!! Que vontade de ir ao Egitooo!!

    ResponderExcluir
  2. Lú,
    Amei o blog amigo.
    Vou ficar de olho e ler todo dia agora.
    Querotudo!!!
    bjokas
    Gabis

    ResponderExcluir
  3. Luiiiiii!!!! Surreallll algumas amigas minhas já fizeram essa viagem, e eu morro de vontade de conhecer o Egito...algo fora de sério! Não tem gente que nunca viu neve? Pois é, eu nunca vi um deserto! ahahaha. Agora essa última foto é no Egito?? Pois a minha mãe fez uma viagem a Turquia e tinha esse mesmo passeio de balão...com a paisagem muito parecida, parece que é lá!!! ADOREIIIIIIIII a parceiria, os sapatos são MARAS!!!!! E super confortáveis pra qualquer caminhada!!!!!!! muitooos beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quero muito ir para o Egito...Adorei Rhandes ta tudo muito lindo o blog ta muito bom mesmo.....bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Ja comentei pelo orkut q estou adorando o blog, cada vez q tenho um tempinho entro pra ver o que tem por aqui, Parabens!!
    Ainda nao tivemos Lua de Mel,foram somente 4 dias sozinhos no RJ depois do casamento, o que chamamos de Honey Days rs, enfim, adorei esse passeio pelo Egito e quero saber como ter mais detalhes.
    Nao sei se eh legal pra vcs, mas pode ser legal pra gente, vcs darem uma ideia de gastos.
    Bjss e Tks Fabi ( Feybiss Gaideliene no Orkut )

    ResponderExcluir