quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Moda para Gordinhas



Logo que cheguei na Europa a 5 anos atrás me dei conta que aqui havia um grande seguimento de moda que na época não era muito explorado no Brasil. Na época, no Brasil as meninas mais gordinhas estavam bem limitadas na escolha de roupas que geralmente ficava nas batas, camisetas, calça de cotton e vestidos indianos.   

Já aqui na Europa, as gordinhas tem uma vasta escolha de roupas e marcas. Na maioria das vezes muitas marcas como New Look ou Top Shop tem um segmento dedicado só para esse público criando as mesmas roupas dos tamanhos considerado normais para os chamados plus size ou curve range ( tamanhos grandes).

Logo percebi também a grande diferença cultural em relação as gordinhas. No Brasil elas acabam sofrendo um grande preconceito do publico em geral. Creio eu que isso se relaciona ao fato que o Brasil por ser um país tropical nos leva a expor mais nosso corpo, o que leva  as pessoas a ter um culto pelo corpo perfeito.

Já aqui na Europa, me surpreendi com o fato de as meninas mas gordinhas não verem gordura como algo determinante na vida social delas.  No meu primeiro ano de College tinha uma amiga que não queria emagrecer pois dizia que era feliz assim e que adorava o corpo dela, assim como o namorado dela. Me lembro também de ficar surpresa de ver tantas gordinhas produzidas na noite se divertindo e virando a cabeça dos ingleses.

Hoje mesmo me deparei com uma matéria da Vogue comentando sobre as modelos gordinhas. Entre elas as mais famosas são:

Crystal Renn - Ela está no início dos  seus 20 anos, e uma das favoritas da
Vogue italiana e desfila para Jean-Paul Gaultier e Chanel.


Johanna Dray a favorita de John Galliano com inúmeros trabalhos para a French Vogue, French Elle and Gala magazine. (primeira foto e foto abaixo) 



Além das modelos, existem também as pessoas famosas que ditam a moda das gordinhas. Dentre elas estão:

A cantora Adele que tem 22 anos e esta se tornando cada vez mais conhecida pelo mundo.

Beth Ditto, apesar de ser extravagante em sua maneira de viver também influencia a moda das gordinhas e recentemente desenvolveu sua própria grife com roupas para esse publico.

Depois de dar uma pesquisada pelos blogs notei que infelizmente pouca atenção é dada a este público. Portanto, nós do Btreschic decidimos explorar este segmento e mostrar para todos vocês o que tem de melhor da moda plus size  aqui na Europa e no mundo.
 
Geralmente, as maioria das gordinhas se encaixam em dois estereótipos. O primeiro é o chamado aqui na Europa de corpo Diamante. É quando  a cintura é maior do que os ombros e quadris.

Se você se encaixa nesse caso a melhor maneira de se vestir é chamando a atenção para a parte superior do seu corpo, tirando a atenção da parte inferior. Fique longe de roupas apertadas, um look monocromático geralmente funciona melhor.

O Segundo caso, nós chamamos aqui de ampulheta. Uma mulher em forma de ampulheta tem uma cintura bem definida e quadris e busto maiores. Esse tipo de mulher deve chamar a atenção para seu decote e cintura, portanto um bom decote com o  sutiã certo fará uma grande diferença no seu look. Um bom cinto também ajuda muito para valorizar sua cinturinha. Evite as  saias muito curtas que vão chamar muita atenção a suas pernas. No lugar da saia você pode colocar uma boa legging com um toque mais fashion para dar um up no seu look.

Abaixo segue o que esta mais em alta por aqui para vocês se inspirarem.  Nós do Btreschic acreditamos que todos tem o direito de ser chic com muito estilo e bom gosto. 






























 XOXO




4 comentários:

  1. Eu gosto muito das roupas plus size da Forever 21.

    Adorei o seu blog! Já estou te seguindo aqui e no twitter.
    Bjos

    Dani
    www.miscelaniumfashion.com
    @miscelanium

    ResponderExcluir
  2. mas essas gordinhas das fotos não são as gordas comuns, os braços nao tem aquele tchauzinho tipoco, as penas cheias de estrias ate nas dobrinhas dos joelhos atras e aquela barriga realmente grande, essas daes então "acima do peso", quero ver alguem fazer moda para OBESOS

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Dani!!! Já acompanhamos vocês também!!!!

    Mariana,essas 'gordinhas' estão acima do peso.O que queremos mostras que é que mesmo fora do padroes é possivel se vestir bem e fazer um look bacana.
    =)
    beijos meninas.
    L.F.

    ResponderExcluir
  4. entendo, é que as vezes me irrita, porque ngm faz roupas bonitas para pessoas de 150 kg :D

    #TUTORIAL Arabic look Gold & Purple: http://bit.ly/gZZFgR - visual super chick vale muito a pena conferir e aprender

    ResponderExcluir